Cidades

Reprovação geral no teste de natação da Defesa Civil de Maricá

Candidatos se reuniram com os responsáveis pedindo revalidação da prova Foto: Ibici Silva

Os 275 candidatos, entre homens e mulheres, que fizeram nesta segunda-feira (10) o Teste de Aptidão Física (TAF) para o preenchimento de 55 vagas para agentes da Defesa Civil de Maricá foram reprovados na natação em mar.

A prova realizada na Rua 0, na Praia de Barra de Maricá, foi dividida em duas etapas, que contou com corrida de 1800 metros na areia e prova de natação de 800 metros em mar, tendo como tempo final 17 minutos para mulheres e 16 minutos para homens.

De acordo com os concorrentes, o mar aparentemente calmo, apresentou uma correnteza, que fez com que os candidatos não conseguissem realizar todo o percurso de natação.

"O mar estava com correnteza, durante a prova alguns pontos foram mudados, antes era um percurso de 250 metro no sentido do mar, 300 metros sentido reto e 250 metros sentido praia, mas na hora eles mudaram para 200 metros, 400 metros e mais 200. A correnteza estava muito forte e as boias saíram do lugar, fazendo com que o percurso fosse ainda maior", contou um candidato, que preferiu não se identificar.

A reprovação revoltou também familiares que acompanhavam o teste.

"Foi um absurdo, era notório que as boias estavam saindo do lugar e pescadores falando que estava com correnteza. Nós estávamos alertando e a organização não fez nada. Não é possível ninguém passar!", disse a mãe de um dos candidatos, que também preferiu não se identificar.

O pescador Júlio Silva contou que a correnteza está forte desde a madrugada desta segunda-feira (10).

"O tempo começou a mudar na noite de ontem (9), vim pescar durante a madrugada, pois falaram que o mar estava sem ondas, mas apesar de aparentemente calmo estava com correnteza leste que deixam o mar como um liquidificador embaixo", contou.

Concurso

O edital do concurso estabelece que a prova de Aptidão Física seja realizada independente das condições meteorológicas, a critério da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A Coordenação de Seleção Acadêmica (Coseac) ainda não esclareceu se pretende rever o teste.

Os candidatos se reuniram e pediram que a prova seja novamente realizada em dias que não tenham correnteza.

< Últimos dias para biometria obrigatória em três cidades do RJ Leilão de quase 600 veículos no Rio <